Teste de Latências Múltiplas do Sono
O Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS), é um exame realizado durante o dia e tem como objetivo avaliar a sonolência diurna do paciente, é indicado na investigação e diagnóstico de hiperssonias e narcolepsia.
O teste começa de manhã, geralmente após uma polissonografia noturna, consiste em 5 registros de cerca de 20 minutos cada, efetuados a intervalos de 2 horas. Durante cada registro o paciente está deitado, às escuras sendo instruído para tentar adormecer. Nos intervalos dos registros está acordado, com luz, fora da cama , sem adormecer e sem fazer atividades estimulantes.
Orientações para o exame:
1. Comunicar com antecedência o uso de oxigênio ou qualquer outro tipo de aparelho usado para tratamento médico.
2. Suspender o uso de ácido na pele, cremes esfoliantes uma semana antes do exame. Pacientes que realizam procedimentos na pele, como peeling, devem esperar pelo menos 15 dias após o procedimento para realizar o exame.
3. Manter o uso dos medicamentos habituais (a suspensão deverá ser feita apenas com solicitação médica).
4. Evitar café puro, refrigerantes e bebidas cafeinadas, no dia do exame.
5. Em caso de gripe, tosse ou febre o exame não poderá ser realizado, remarcar com antecedência.
6. Não é necessário jejum, favor alimentar-se antes de fazer o exame.
7. Lavar a cabeça no dia do exame somente com xampu, se possível neutro; não usar condicionador, e nem qualquer produto sem enxágue, como creme ou gel. Os cabelos devem estar limpos e secos para fazer o exame.
8. Caso possua próteses capilares, mega hair, apliques ou use perucas fixadas com cola ou fita adesiva, é necessário retira-los para a realização do exame.
9. Trazer roupa bem confortável para dormir, nada que aperte os punhos e os tornozelos. Homens não poderão dormir sem camisa.
10. Trazer objetos pessoais, como: escova de dente, creme dental, travesseiro, lençol, cobertor.
11. As Unhas devem estar curtas e sem esmalte. (Obs: Em caso de uso de unha de gel ou fibra de vidro será necessário remover pelo menos de um dos dedos indicadores).
12. Para a realização do exame, é necessário posicionar eletrodos na pele. Em raras ocasiões, o contato com a fita adesiva hipoalergênica pode desencadear reações de hipersensibilidade, como vermelhidão e coceira.
13. Acompanhantes: Somente quando o paciente for menor de 18 anos ou partir de 60 anos de idade, necessitar de cuidados hospitalares, portador de deficiência física ou intelectual, usar cadeira de rodas ou necessitar de acompanhante por outro motivo especial. Informar no momento do agendamento do exame.
14. Temos estacionamento próprio.
Fale conosco